Institucional

Após 05 anos de trabalho como artista plástico, Rubens Szpilman funda em junho / 1988 a Squalus Ind. uma pequena indústria especializada em objetos, utilitários e acessórios para banheiros confeccionados de forma artesanal em resina de poliéster pigmentada onde é o responsável pelo design exclusivo , pela criação e execução dos modelos originais.    
Situada na Praia da Baleia, 25 km ao norte de Vitória - capital do ES, a empresa iniciou-se no ramo de acessórios de moda, tendo obtido enorme sucesso de venda em todo o Brasil e exterior, com seus prendedores de cabelo para a praia, com inúmeras matérias em revistas e editoriais de moda de circulação Nacional e a participação em várias feiras especializadas como a FENIT ( 38º em 06/89 ; 40º em 06/91 ; 41ª em 05/92) e o 1º Salão de moda praia em 06/93 . 
 
A partir de 1994, Rubens desenvolve uma linha artesanal de objetos de decoração e utilitários em um retorno às suas origens de Artista plástico - Escultor  junto com o desejo de “mostrar as possibilidades da escultura junto à decoração, através de objetos que unissem a beleza plástica da primeira com o prazer do uso cotidiano da segunda”. Com uma série de exposições intituladas "SZPILMAN - ESCULTURAS E OBJETOS" iniciadas em janeiro de 1995 no salão de exposição – 3º andar do Rio Design Center - RJ , apresentadas também em Vitória e São Paulo,  alteraria definitivamente os rumos da Squalus, que passa a utilizar a marca R.Szpilman design .
 
O trabalho de Szpilman é marcado principalmente por volumes, cores e contrastes, criando verdadeiras esculturas utilitárias em resina de poliéster.O polimento externo com alto brilho, as transparências e o acabamento fosco p/ dentro criam a sensação de volumes que flutuam, um dentro do outro. Esse detalhe estético o distingue como uma das características mais marcantes deste trabalho autoral. A escultura não é deixada p/ traz, pois os conceitos principais estão presentes. As peças são fundidas em um só bloco e sempre a partir de uma matriz desenhada e esculpida pelo próprio artista. A estética em seu trabalho raramente se sobrepõe à praticidade. A preocupação com o uso nunca é esquecido; ao contrário ela parece ser supervalorizada. Suas peças possuem além de uma boa ergonomia, a preocupação com o uso e limpeza diários, já que muitas peças por serem utilizadas em banheiros estão sujeitas a fungos devido à umidade presente neste ambiente.
 
Referência na produção de cubas , lavatórios e acessórios de bancada em resina de poliéster, o artista plástico e designer Rubens Szpilman é considerado um dos melhores designers em acessórios para banheiros da atualidade no Brasil e exterior. Faz parte de um seleto time de designers, que cria peças exclusivas para a americana WaterWorks, maior, mais badalada e sofisticada rede de boutiques de banho do mundo, com 30 lojas nos EUA. Agora também convidado a desenhar para a GEDY SPA Itália, um dos maiores grupos de acessórios para banheiros da Europa.
 
Com um lugar de destaque assegurado neste segmento luxo, e sempre com grande destaque na mídia especializada, distribui seus produtos para as melhores lojas de acessórios de decoração e boutiques de banho do Brasil e EUA, onde seus produtos são reconhecidos pelo design exclusivo e por sua excelente qualidade no acabamento e polimento, considerado pelo mercado como um dos melhores do mundo.
 
A partir de 2010 inicia uma nova fase com o desenvolvimento de uma linha de móveis que misturam a resina de poliéster com a madeira “Lyptus” de uma maneira simples e divertida. Selecionado entre os 08 designer brasileiros no uso criativo desta madeira, foi premiado com o patrocínio exclusivo pela empresa produtora desta madeira de reflorestamento e vem participando de algumas das principais mostras de móveis do Brasil.


                                                    

CURRÍCULO DO ARTISTA / DESIGNER               Nascido no Rio de Janeiro em 02/01/1961
                                                                                    Mudou-se para o ES em junho de 1982.
Formação:
. 1979 / 1982 - Engenharia Elétrica - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – RJ.
. 1983 / 1984 - Comunicação na Univ. Federal do Esp. Santo – UFES. 
. 1984 / 1986 - Artes Plásticas - Univ. Federal do Esp. Santo – UFES.                                                   

Profissional:
- 06/84 : Exposição de acessórios pintados à mão e assinados - Company - Ipanema - RJ 
- 01/85 : Exposição individual esculturas - Company - Ipanema - RJ 
- 06/85 : Exposição individual esculturas " Cenas da Vida Marinha" - Vitória - ES 
- 08/85 : Exposição coletiva - Depart. Estadual de Cultura - "Artistas Capixabas" - Museu da FAAP - SP 
- 10/85 : Encomenda e confecção de 03 esculturas para o Iate Clube do Esp. Santo - ICES  
- 11/85 : Exposição individual esculturas - ICES - ES 
- 05/86 : Exposição individual esculturas - V Salão Náutico - Rio Centro - RJ  -  
- 06/86 : Exposição coletiva - " Artistas Capixabas " - Khroma Galeria de Arte - Vitória - ES 
- 02/87 : Mostra de esculturas - Iate Clube de Ilha Bela - SP 
- 11/87 : Encomenda e confecção de escultura grande  " Marlim Azul " para a Sede do Iate Clube do Esp. Santo - ICES  
- 12/87 : 10 Réplicas pequenas do " Marlim Azul "  para premiação anual do 1º colocado no Torneio Costa Brasil -ICES de 1987 à 1996. 
- 01/88 : Encomenda e confecção de escultura para o 1º Torneio Internacional do  Iate Clube do Rio de Janeiro - ICRJ   
- 12/89 : Encomenda e confecção de 2 esculturas para  Torneio Estadual do  Iate Clube do Rio de Janeiro - ICRJ  
- 03/92 : Exposição de escultura no FORUM GLOBAL / 92 durante a RIO - ECO - Aterro do Flamengo - RJ 
- 09/93 : Exposição individual esculturas e painéis no Shopping Vitória - ES 
- 01/95 : Exposição individual  "Szpilman - Esculturas e Objetos" - Showroom do Rio Design Center - Leblon - RJ 
- 05/95 : Exposição individual  "Szpilman - Esculturas e Objetos" - Galeria de Arte Artefacto - Vitória - ES 
- 04/96 : Artista convidado -Exposição individual esculturas - Inaugura Espaço Cultural do Banco do Brasil - Vitória - ES 
- 05/96 : Artista convidado -Exposição individual esculturas - Inaugura Galeria de Arte do SEBRAE /ES -Exposição Virtual na Internet.
- 03/97  - 14ª Gift Fair - SP -  primeira coleção de objetos de decoração com enorme receptividade por parte do público especializado.   
- 08/97  - 15ª São Paulo Internacional Gift Fair - Bienal do Ibirapuera  - lançados os primeiros modelos de puxadores para móveis 
- 03/98  - 1º  DAD - Salão Internacional de Decoração Arquitetura e Design - lançados os primeiros acessórios para banheiros 
- 08/98  - 17ª Gift Fair  - edição do 1º catálogo  
- 03/99  -  2º DAD - onde ampliamos todas as linhas com enorme sucesso de vendas.  
- 08/99  - 19ª Gift Fair - edição do 2º catálogo , onde atingimos o objetivo de colocar nossos produtos nas " melhores lojas do país ".  
- 03/00 - 3º DAD - 3º catálogo.  
- 03/01 - 4º DAD - pré-lançamento da nova coleção para o 4º catálogo quando atualizamos nossa linha marcando uma nova etapa.  
- 08/01 - retirando elementos figurativos, o início de uma fase com design mais limpo, reforçando com isso a nova marca : R.Szpilman design
- 03/02 - 5º DAD - reforçamos estes conceitos com uma renovada no layout de nosso estande, seguindo este estilo mais clean.  
- 03/03 - 6º DAD - os lançamentos acompanharam as tendências das formas quadradas .
- 03/04 - 7º DAD - 5º catálogo. Volumes, transparências, texturas e variações cromáticas marcam esta nova fase mais madura.
- 09/04 – CERSAIE – Bolonha – Itália – Expositor convidado. Prêmio de design da revista “il Bagno” com a Cuba Quadrada e um dos destaques em reportagem da edição de Janeiro/ 2005 - da revista - uma das mais conceituadas revistas de banheiro do mundo – como referência de tendências para salas de banho. O design “made in Brazil” chamou à atenção dos editores da revista Italiana, queselecionaram o Lavatório Quadrado entre os principais e mais atuais produtos  mostrados nas principais feiras Italianas daquele ano.
- 03/05 – Salão do Móvel Brasil – SP – destaque para o lavatório Cone.
- 03/06 – 1ª edição da famosa K&B – Maior feira americana de Cozinhas e banheiros, no Brasil –  Kitchen & Bath Expo – SP .
- 03/07 – 2º K&B - Destaque para a cuba canoa e cuba Bowl.
- 10/07 –  Prêmio Abiplast Design 2007
- 03/08 – 3º K&B – Grande destaque para a Banheira Canoa e para o estande minimalista – selecionado como o melhor da feira entre os próprios expositores. Foram + de 70 mídias expontâneas entre Tv’s  (Jornal Hoje- TV Globo) , Revistas, jornais e portais.
- 08/08 – CASACOR PARANÁ – Curitiba - Participa com a banheira canoa como convidado das arquitetas Camila Pesenti e Daniela Rossi.
- 09/08 – CASACOR RIO – Participa com a banheira canoa a convite das arquitetas responsáveis pelo ambiente – Laura e Cristina Bezamat.
- 10/08 – CASACOR VITÓRA – Participa com a banheira canoa Vermelha no Ambiente SPA a convite da arquiteta Raquel Perim.
- 10/08 – Mostra Banheiros como designer convidado – Arte&banho – Salvador BA
- 03/09 – 4º K&B – Lançamento do catálogo atual de acessórios para banheiros com destaque para 03 novos lavatórios.
- 12/09 – Exposição coletiva no Atelier Ana Paula Castro – Participa com várias peças que juntavam seu trabalho com o de Ana Paula.
- 03/10 – 5º K&B – Lançamento de uma nova marca “Ideabanho” de acessórios a preços mais econômicos. Com isso inicia uma parceria com uma fábrica chinesa de capital espanhol, para a qual desenha produtos que são importados para o Brasil e exportados para Europa e Ásia, passando pela primeira vez a receber royalties por seu trabalho de designer.
- 08/10 – Paralela gift – SP – Exposição no estande especial da Lyptus como um dos 08 designers convidados - curadoria de Marisa Ota.
- 02/11 – 1ª Paralela Móveis – Bienal Ibirapuera – SP – Lançamento de duas mesas da linha dulcora , de canto e de centro.
- 03/11 – 6º K&B – Lançamento de mais duas linhas de acessórios: “ SQUALUS by R.Szpilman “ e Plugpush.
- 08/11 – 20º Paralela Gift – Grande destaque para a cadeira ZELE.
- 03/12 – 7º K&B – Lançamento de 2 lavatórios retrôs com enorme sucesso.
- 05/12 – CASACOR SÃO PAULO – Participa com a banheira canoa a convite do arquiteto Carlos Rossi que ganha o prêmio de melhor ambiente da Casa Hotel 2012 -  Suíte Duplex - com grande destaque para a banheira canoa.
- 10/12 – CASACOR VITÓRIA – Nova participação com a banheira canoa a convite da arquiteta responsável pelo ambiente.
- 05/14 Morar mais por menos – Participação com os banquinhos dulcora, mesas de canto e uma champanheira – Ambiente adega.
2013 R.Szpilman design . todos os direitos reservados